Meu cão apresenta ácaros de ouvido?
Os ácaros são pequenos parasitas que podem viver sobre ou na pele do seu cão. Embora os ácaros sejam muito pequenos (geralmente exigindo um microscópio para serem vistos), eles podem ser um grande problema para o seu cão, portanto, a prevenção é a chave para mantê-lo saudável e feliz.
Os ácaros de ouvido, cujo nome é Otodectes cynotis, causam a condição chamada de sarna de ouvido também conhecida como sarna otodécica. Estes ácaros vivem no canal auditivo e na pele ao redor. Os sinais de infestação, geralmente incluem irritação da pele, coceira ao redor das orelhas, cabeça e pescoço, balançar a cabeça, a presença de secreção escura e cerosa (semelhante a borra de café) no ouvido e um odor desagradável nas orelhas. A infestação por ácaros de ouvido também pode permitir que uma infecção bacteriana ou por levedura ocorra nas orelhas do seu cão, o que pode aumentar a severidade desses sinais.
Os ácaros de ouvido em cães são altamente contagiosos e podem ser facilmente transmitidos a outros cães por meio de interações sociais, como dormir ou brincar juntos.
Se o seu cão está apresentando sinais de irritação ou incomodo nas orelhas, é recomendável procurar atendimento veterinário, pois além de sarna de ouvido, há outras várias causas possíveis que precisam ser investigadas.